segunda-feira, 7 de outubro de 2013

8º ano - Os Blocos Econômicos e a Nova Ordem Mundial

Vamos refletir e formar opinião!
Deixe um comentário sobre os vídeos a seguir, levando em consideração os seguintes aspectos:

a) Importância e fortalecimento econômico dos países diante do processo de Globalização.
b) Formação de Blocos econômicos e a preocupação  com aspectos ambientais. ( O Caso do Aquífero Guarani)



10 comentários:

  1. Eu achei isso bem interessante, por que nos estamos certamente dividindo o Aquífero entre os países que estão junto com o Brasil no MERCOSUL e, também por que eles estão preocupados com a situação ambiental do Aquífero, da para que esta havendo uma integração de todos os países nisso.
    Felipe César Nº 06 8º ano B

    ResponderExcluir
  2. Com o acelerado processo da globalização os países estão cada vez mais se desenvolvendo e se interligando com isso cada vez mais países estão se juntando e formando blocos econômicos que tem como objetivo dinamizar as relações comerciais, sociais e políticas entre os países membros tornado sua economia mais estável, pois isso reduz e/ou elemina as tarifas alfandegárias intensificando a importação e exportação de produtos.
    Os países estão cada vez mais preocupados com o meio ambiante,com isso a formação de blocos econômicos esta sendo muito benéfica pois eles estão resolvendo as diferenças para que um país n tire proveito de uma fonte de vida sozinho como o Aquífero Guarani que se estende pelo Brasil,Paraguai,Uruguai e Argentina e o MERCOSUL bloco econômico da América resolve e entram em um acordo para que eles tenham o uso consciente dessa água e isso é muito importante.
    PEDRO BALBÃO BAZON 8°B N°26

    ResponderExcluir
  3. Com o crescimento da sociedade (população, tecnologia,etc) as cidades, estados, países e até os continentes têm que evoluir junto, até um passo a mais do que a população, para que possam dar o melhor para nós.Mas na verdade oque é que acontece hoje-em -dia é bem diferente.
    Nos tempos atuais para isso não acontecer foram criados vários BLOCOS ECONÔMICOS que ajudam no comercio e um pouco na "relação" entre os países participantes, Com o caso do AQUÍFERO GUARANI, não só por ele, o MERCOSUL = Mercado Comum do Sul anda muito bem pois os países que o "tem" estão usufruindo de uma maneira igual ( cada um com sua parte ) e muito bem utilizada (a não ser pela contaminações que anda sofrendo), pois é uma fonte de energia e abastecimento natural.
    MIGUEL AUGUSTO DE MORAES - 8 ANO B

    ResponderExcluir
  4. O objetivo dos blocos econômicos é derrubar as barreiras que dificultam a circulação de mercadorias.Foram criados os blocos econômicos: Mercosul,Nafta e o da Comunidade Econômica Europeia (cee).O Brasil faz parte do Mercosul,junto com Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela.O Mercosul foi criado em 1991 para estimular o comercio no sul do continente americano.Uma das causa para o Uruguai, Argentina, Paraguai e o Brasil se juntarem foi por estes serem banhados pelo Aquífero Guarani.

    Nome:Natália Ap. Lima de Oliveira
    Nº:22 8ºA

    ResponderExcluir
  5. A importância dos países se unirem frente ao processo de globalização é de garantirem suas economias e torná-las mais estáveis diante às economias mais poderosas, as quais competem. Assim, é criada a necessidade de evoluírem junto aos outros países para não sofrerem com economia instável e até problemas sociais. A economia se fortalece e os países envolvidos em um acordo tendem a se destacarem mais na área comercial.
    A formação de blocos econômicos é uma das características da globalização. Países com objetivos comuns se juntam para não serem passados para trás pelas potências mundiais que regem a economia.
    O bloco econômico MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) era inicialmente formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e atualmente Venezuela também, tem os primeiros países em cima do Aquífero Guarani, maior manancial de águas subterrâneas do mundo. Por isso foi preciso que estes países se preocupassem com esse aspecto ambiental, fossem aproximados e que assinassem um acordo em função de estabelecer o melhor uso do reservatório.
    Júlia Nakamura nº 13 8º ano B

    ResponderExcluir
  6. os blocos econômicos foram criados para fortalecerem suas economias e seu mercado , exemplo temos a : NAFTA ( QUE SE LOCALIZA NOS EUA ) , APEC ( QUE SE LOCALIZA NA ASIA ) , MERCOSUL (QUE SE LOCALIZA NO BRASIL ) UE ( QUE SE LOCALIZA NA EUROPA ) TIGRES ASIÁTICOS ( QUE SE LOCALIZAM NA ASIA ) E MUITOS OUTROS ... Mercosul ( mercado comum do sul ) era formado inicialmente pelo Brasil , Argentina , Paraguai , Uruguai e atualmente Venezuela , e esses locais são todos banhados pelo famoso AQUÍFERO GUARANI .. Aquífero guarani é considerado o maior manancial de águas subterrâneas do mundo .. por isso o bloco econômico Mercosul criou um tratado ( um acordo ) para que pudessem proteger esta riqueza ambiental assim ele não sera poluído .

    EDUARDA MOIOLI HENRIQUES - 8 ANO A NUMERO : 6

    ResponderExcluir
  7. A globalização é um fenômeno que tende a aproximar as culturas, costumes sociais, políticos e econômicos de todos os países do mundo; e os blocos econômicos proporcionam isso.
    Blocos econômicos são parcerias que os países fazem entre si com o objetivo de facilitar as relações comerciais entre os países envolvidos e uma das formas encontradas foi a redução das tarifas alfandegárias.
    O vídeo que assisti mostrou o Aquífero Guarani, com o vídeo pude perceber que os blocos econômicos não servem somente para as relações econômicas, mas também trata das relações ambientais, então os países do MERCOSUL ( Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina) estabeleceram um acordo para o uso compartilhado do Aquífero, um reservatório de enorme importância e de grande preocupação.
    Ana Emilia L. M. Pierini- N° 1- 8°B

    ResponderExcluir
  8. Os blocos econômicos tem como objetivo fortalecer suas economias e derrubar barreiras que dificultam a circulação de mercadorias, exemplo: APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), NAFTA (Tratado Morte-Americano de Livre Comércio), UE (União Europeia), entre outros MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado em 1991 pelos países: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e atualmente Venezuela, e esses locais estão sendo banhado pelo Aquífero Guarani, sendo considerado o maior reservatório de água subterrânea do mundo. Com isso o Mercosul assinou um acordo entre os países "pertencentes" ao Aquífero Guarani (Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina) para que pudessem conservar, e utilizar da melhor forma possível, pois é uma das maiores riquezas ambientais.
    Letícia Silva Vianna - 8 ano B nº17

    ResponderExcluir
  9. Blocos Econômicos são criados para fortalecerem a econômica dos países envolvidos nesse processo. Assim tentam garantir uma economia mais estável diante da Globalização.
    O Mercosul ( mercado comum do sul ) fez um trato com o Aquífero Guarani para protegê-lo. Os países que formam o Mercosul são: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela,por estarem localizados em cima desse Aquífero.
    O Aquífero Guarani é a maior reserva subterrânea de água do mundo e com esse acordo será mais preservada.
    Nathali Nogueira Luiz- Número 25 - 8 ano B

    ResponderExcluir
  10. A globalização tem processos de migração, industrialização, urbanização e a presença de multinacionais em vários lugares do mundo, esse fenômeno agrupa países com os mesmos objetivos, sejam eles comerciais, culturais, ambientais, etc., assim como os blocos ecônomicos, que servem para fortalecer a economia ao processo de globalização e abaixar tarifas, o MERCOSUL é um bloco econômico que agrupa Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, esses países firmaram um acordo de cooperação sobre o Aquífero Guarani, para poderem utiza-lo com uso para indústrias e para o benefício de suas populações, esse acordo é o terceiro que trata de aquíferos no mundo e o primeiro na América do Sul, o MERCOSUL também queria estabelecer uma união aduaneira, para facilitar o comércio entre os países.
    Fernanda L. F. de Santana
    N° 8 - 8°B

    ResponderExcluir